Linux-Server

Linux-Server

    O Linux  Suse server Enterprise é uma plataforma multifuncional para sistemas de alta performance, tendo vários aplicativos e recursos.

    Esse  sistema suporta milhares de aplicações em ambientes virtuais e nuvem e tem a capacidade de rodar em vários sistemas e plataformas de hardware.O linux Suse server suporta várias arquiteturas de processadores:

  • x86 (32-bit)
  • x86_64 (64-bit)
  • Itanium (Itanium II or newer)
  • IBM POWER
  • IBM z/Architecture (64-bit)

 Além disso é um sistema versátil, pois pode interoperar com windows e linux.

     Na parte de segurança temos vários recursos , que transformam esse ambiente operacional em um dos mais seguros do mundo.Abaixo temos uma lista de alguns recursos:

- AppArmor: É um framework de segurança,que protege o sistema operacional e as aplicações de ameaças externas e internas.Com várias políticas de segurança,temos alta proteção para aplicações de missão crítica.


- Verdadeira Proteção de Firewall: Através do Netfilter Framework é estabelecido um efetivo firewall que separa segmentos diferentes de rede.Através de iptables e de sua tabela de regras genéricas,podemos controlar mais precisamente quais pacotes são permitidos passar em uma determinada interface de rede.


- Administração Segura: A administração de hardware e aplicações é altamente eficiente através do padrão de encriptação avançado AES.Temos recursos como criação de certificados e gerenciamento,VPN,Encriptação,Autenticação,lista de controle de acesso,detecção de intrusão.


Virtualização para plataformas cruzadas: O linux Suse Enterprise Server possui compatibilidade com várias plataformas de virtualização integradas no próprio sistema.

 

-Suporte para XEN: O Hypervisor da XEN está integrado dentro do Linux Suse Enterprise Server, e tem grande performance de I/O na carga de trabalho.

 

- Otimizado para Hypervisor de outros fabricantes: O linux tem grande compatibilidade com versões antigas de virtualização e uma grande capaciadade de incremento de performance com novas plataformas de hardware.Podemos rodar o Linux Server Enterprise em vários ambientes virtuais criados com  VMware Vsphere,Microsoft Hyper-V ou Citrix XEN Server.


-Suporte para Kernel de máquina virtual: O linux tem suporte para o novo kernel de máquina virtual,com grandes melhorias de performance e com recursos e módulos de compatibilidade multiplaforma.


-Drivers Paravirtualizados: Com este recurso podemos rodar um servidor de windows virtual com  uma performance nativa.Esses drivers estão disponíveis no pacote de drivers de máquina virtual.


Administração simplificada, desenvolvimento e sistema de gerenciamento:

- YaST/AutoYaST/WebYaST: O Yast é um ambiente amigável de instalação e configuração do sistema operacional e de seus recursos.O WebYast é a interface web do yast,onde temos os recursos de instalação e configuração em um  browser.


- Kit de desenvolvimento de software-SDK: Pode ser definido como um ambiente de desenvolvimento,que contém vários ambientes de desenvolvimento integrados na ferramenta,com suporte a várias linguagens de programação como C,C++,java,Perl,Python,PHP.O SDK inclui vários recursos como Compiladores,bibliotecas,debuggers,editores de código,sevidor web Tomcat e várias ferramentas de simulação.


Interoperabilidade com  outras plataformas:


- Interoperabilidade com Windows: O linux tem a capacidade de interagir com  sistema operacional windows da microsoft através da aplicação SAMBA. O SAMBA 3.6 suporta o protocolo SMB2 tão bem quanto suporta melhorias nos módulos kernel CIFS.Suporte IPV6 em NFS integração com  processo de boot de rede  UEFI, melhorando assim a interoperabilidade com sistemas UNIX.


- Interoperabilidade com UNIX e LINUX: O LINUX SUSE Enterprise Server tem grande compatibilidade com Linux Standard Base, assegurando assim alta compatibilidade com versões anteriores do linux e suas aplicações.

      A interoperabilidade com UNIX e suas aplicações é garantida através da plataforma POSIX,que é compatível com Solaris,AIX e HP-UX.Através do NFS 4.1 delibera grande suporte para arquivos de sistema e lista de controle de acesso aumentando ainda mais a interoperabilidade com sistemas UNIX.


Computação de alta performance:


     O Linux Suse Enterprise Server tem suporte para interconexões de alta velocidade através da OFED-Open Fabrics Enterprise Distribution e suporta memória de acesso direto remota de alta velocidade com capacidade de interconexões de 10 Gigabit ethernet.A capacidade de novas tecnologias como FCoE - fiber Channel over ethernet  permite a existência de canais de fibra armazenados para serem acessados usando um adaptador ethernet.O DCB-Datacenter Bridging pemite tráfego de rede com requerimentos diferenciais para operar e coexistir em redes ethernet. 

      Esse Sistema operacional  suporta memória avançada de gerenciamento,bibliotecas nativas do POSIX,alta escalabilidade,arquivos de sistemas extendidos,tornando-se assim um cluster de sistemas de computação de alto desempenho.